Formas de Ingresso

  • Do Sistema de Acesso

    O Sistema de Acesso é constituído por PROCESSO SELETIVO aberto exclusivamente aos que já concluíram o ensino médio (2º grau), ou curso equivalente, e que disso possam dar prova mediante apresentação de documento fidedigno de escolaridade, conforme expressa determinação legal (Lei n. º 9394, de 20 de dezembro de 1996, Art. 44, inciso II).

    Sendo as inscrições realizadas a distância e por meio eletrônico não há como depreender conivência da Instituição com a possível burla dos que, ignorando o ordenamento legal, se declaram, por conta própria, como já tendo concluído o Ensino Médio.

    Os concluintes do Ensino Médio que não apresentarem documentação comprobatória de conclusão desse nível de escolaridade, nos prazos estabelecidos neste Edital, independentemente dos fatores que determinarem tal situação, serão desclassificados tornando–se nulos, de pleno direito, todos os atos praticados em função dos resultados do Concurso, por não atendimento ao requisito, absolutamente, não excludente, imposto pela legislação educacional em vigor.

    Os cursos ofertados na modalidade a distância, em virtude de sua natureza diferenciada, tem seu funcionamento disciplinado por instrumento regulador, obedecendo a calendário próprio e diferenciado e por ter, também, por sua natureza, calendário de atividades com realidade acadêmica distinta da modalidade presencial, em algumas fases e períodos do ano poderá haver a suspensão temporária do acesso inicial a uma ou mais opções de curso.

    Os cursos autorizados a funcionar sob a égide da autonomia universitária estão sendo ou serão submetidos a processo de reconhecimento do MEC, nos termos da legislação educacional em vigor.

  • Das Inscrições

    As inscrições deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível na página ead.candidomendes.edu.br, que contém todas as informações relativas ao
    Processo Seletivo, bem como as datas de início e término das inscrições.

    As inscrições também poderão ser realizadas nos campi, unidades e polos de EaD da UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CAMPOS e estarão restritas aos dias úteis, de
    segunda a sexta–feira, e aos sábados, respeitando–se o horário de funcionamento destes, conforme informado na página ead.candidomendes.edu.br.

    Os candidatos que realizarem o processo seletivo por meio de Prova Agendada (PAD) deverão pagar a taxa inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais) (informada nos atos de
    divulgação e da inscrição) podendo tal imposição ser revogada, total ou parcialmente, à critério da Entidade Mantenedora.

    Os candidatos que tenham se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão se candidatar às vagas, apresentando documento comprobatório de seu
    desempenho, estando desobrigados de submeter à prova e, também, do pagamento da taxa a que se refere o item anterior (2.3).

    O candidato que se inscrever e não comparecer à prova agendada ou que não tenha sido classificado em uma prova de seleção poderá prestar outra prova, mediante nova
    inscrição e agendamento de data e horário.

    Em caso de não comparecimento à prova ou desistência na participação do Processo Seletivo, não haverá devolução da taxa de inscrição paga.

    O preenchimento do requerimento de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, bem como a conferência dos dados constantes no comprovante de inscrição.

    O candidato com necessidades especiais poderá requerer atendimento especial para o dia de realização das provas, no ato da inscrição, indicando as condições necessárias
    para a realização dessas, conforme previsto no artigo 40, §§ 1º e 2º, do Decreto nº 3.298/1999 e suas alterações. Esses candidatos, a princípio e comprovadas as necessidades, realizarão as provas em locais adequados, designados pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CAMPOS.

  • Do Processo Seletivo

    Para participar do Processo Seletivo o candidato deverá acessar a página na internet ead.candidomendes.edu.br, onde lhe serão fornecidas todas as informações tidas como indispensáveis para participação no processo de ingresso aos cursos superiores em EAD.

    O ingresso via ENEM é direcionado exclusivamente ao candidato que já tenha sido submetido ao Exame Nacional do EnsinoMédio promovido pelo Ministério da Educação.

    Os candidatos inscritos na modalidade ENEM deverão apresentar o Boletim de Resultados do Participante, relatório individual, contendo os dados de seu desempenho e concorrerão às vagas nos limites da opção realizada (curso/polo) ou, se o for o caso, aos limites impostos pelo calendário acadêmico, desde que comprovem rendimento satisfatório, respeitados os critérios de avaliação do ENEM. Nessa forma de acesso não há aplicação de provas.

    Os candidatos inscritos no PAD – Programa de Acesso Diferenciado, deverão agendar data e horário para realização da PROVA PRESENCIAL, no ato da inscrição, pela página na internet ead.candidomendes.edu.br e concorrerão às vagas nos limites da opção realizada (curso/polo) até o preenchimento total das vagas ou, se o for o caso, aos limites impostos pelo calendário acadêmico.

    A prova, que tem caráter exclusivamente eliminatório, com duas (2) horas de duração, compreende questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Matemática e Redação em língua portuguesa, acerca de tema proposto pela Comissão do Vestibular, em forma dissertativa ou narrativa, de acordo com as exigências contidas na folha de prova.

    Espera–se que o candidato, no ato de escrever, demonstre, de forma mínima aceitável, obediência às normas cultas da Língua, clareza, concisão e, no ato de opinar, revele nível cultural entendido como mínimo aceitável. Esta, deverá ser feita com caneta esferográfica, azul ou preta, sendo a pontuação mínima 50
    (cinquenta) para aprovação no processo seletivo, em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem).

    Na data agendada para a realização da prova, o candidato deverá estar presente no local com, pelo menos, meia hora de antecedência, munido de documento de identidade original e dos respectivos comprovantes de inscrição e de pagamento.

    Não será concedida segunda chamada, revisão ou vista de prova e recontagem de pontos.

    Será excluído do Processo Seletivo o candidato que apresentar documentação inidônea ou preencher os formulários de inscrição com dados incorretos.
    O resultado do processo seletivo será enviado ao candidato via e–mail cadastrado e também estará disponível na página na internet ead.candidomendes.edu.br

  • Da Matrícula dos Classificados

    A matrícula inicial nos cursos de graduação a distância da UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – CAMPOS, ocorrerá após a aprovação no Processo Seletivo e consiste na assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que deverá ser firmado pelo aluno, com no mínimo 18 anos completos, ou pelo seu representante, se o discente for menor.

    ATENÇÃO! Se menor de 18 anos o candidato se obriga a fazer o cadastramento do responsável legal, imprimir o “Termo de Responsabilidade” e o “Protocolo de Entrega” [a ser por ele assinado (que também deverá fazer–se presente, portando original e cópia do CPF e da identidade]) e, se residir em endereço distinto do aluno, o seu comprovante de residência.

    Os emancipados na forma da Lei se obrigam a apresentar uma cópia da respectiva certidão.

    No ato da matrícula, deverão ser realizados o pagamento da primeira parcela da semestralidade e a apresentação dos documentos exigidos pela Universidade.
    Após este processo, o estudante torna-se vinculado à Universidade.

    As informações sobre o processo de matrícula, bem como os boletos para pagamento da matrícula e demais parcelas estarão disponíveis, para os aprovados no processo seletivo, na página ead.candidomendes.edu.br ou na unidade/polo em que o candidato se submeteu à prova de seleção.

    O boleto acima referido será pago preferencialmente na rede bancária.

    Caso haja a classificação à vaga e a consequente matrícula do candidato – um retrato deve ser anexado à documentação para, sem ônus, ser emitida a primeira via de sua Carteira de Identidade Estudantil (Lei Estadual n. º 5460, de 3/6/2009).

    Para efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar documentos pessoais, de escolaridade e outros comprovantes, a saber:

    – Certidão de nascimento ou casamento (uma cópia)

    – Cédula de Identidade – o mesmo documento oficial de identificação apresentado durante o processo seletivo (uma cópia)

    – Título de eleitor (se maior de 18 anos, uma cópia)

    – CPF (Cadastro de pessoa física) (uma cópia)

    – Obrigações militares / Certificado de Reservista (uma cópia, se do sexo masculino)

    – Comprovante de residência do calouro (uma cópia)

    – Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio (original e duas cópias) ou declaração de conclusão (documento original, atualizado e de aceitação provisória) Res. See 1040/85

    – Histórico escolar do ensino médio (original e duas cópias)

    – Diário oficial em cuja relação esteja incluído, no caso de ter concluído o ensino médio ou equivalente a partir de 1985, exceto os concluintes da rede federal de ensino (cópia)

    – Duas fotos 3×4 atuais

    – Formulário de Matrícula

    Os documentos para efetivação da matrícula deverão ser entregues na unidade onde o candidato realizou o processo seletivo, na Sede EAD da UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, na cidade de Campos dos Goytacazes ou em um Polo Presencial conveniado para a oferta EAD, conforme descrito no ANEXO II deste Edital.

Cursos em destaque


Aguarde, realizando operação...