Informações

  • Titulação: Bacharel em Biomedicina
  • Duração: 4 anos
  • Coordenador: Profª. Dra. Bianca Perdigão Olivieri

Estruturada sob o conceito da Promoção da Saúde e Bem-Estar, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Candido Mendes apresenta um projeto que transcende o conceito de saúde restrito ao tratamento de doenças, apontando na direção de uma saúde integral, ou seja, física, mental, emocional, social, cultural e histórica, individual e coletiva, promovendo uma formação de excelência, preparando seus egressos para atuar em alto nível, tanto individualmente quanto em cooperação com equipes multidisciplinares, onde a educação para o autocuidado, o cuidado integrado e as novas tecnologias em saúde assumem papel essencial, especialmente neste momento.

Neste sentido, este setor possui demanda contínua na formação de profissionais qualificados para o enfrentamento dos desafios que emergem em nossos tempos, com a capacidade protagonista de buscar rápidas e efetivas soluções.

De forma complementar, o cenário atual vivenciado pelo mundo todo intensificou o despertar para a adoção cada vez maior de comportamentos saudáveis em todos os segmentos de atuação profissional na Saúde, inclusive, na adoção de novas tecnologias, protocolos e metodologias para o enfrentamento de crises sanitárias, como a atual.

Com isso, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Cândido Mendes encontra-se estruturada na direção do desenvolvimento das competências científicas, éticas, técnicas, gerenciais, tecnológicas, comportamentais e socioemocionais para o enfrentamento dos grandes desafios que se apresentam na área da Saúde, tudo isso, embalado pela humanização, uma competência fundamental para quem deseja trabalhar na área da Saúde, e pelo nosso compromisso e nossa responsabilidade com o Pacto com a Excelência.

  • Laboratórios virtuais;
  • Aulas práticas presenciais;
  • Provas presenciais;
  • Convênios especializados;
  • Estágios: 1000 horas; 500 horas para cada especialidade. Dessa forma, o nosso egresso sairá graduado e especialista em duas áreas da Biomedicina, conforme estabelecido na Resolução nº 78/2002 do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

  • Porque Estudar na Candido Mendes?

    O curso possui uma matriz que oferece uma sólida formação básica e uma ampla formação específica que buscam preparar o futuro Biomédico para as inúmeras possibilidades de intervenção na área. Some-se a isto, o eixo estratégico Laboratórios Virtuais – Aulas Práticas – Convênios Especializados lhe oferecerá a melhor forma de conduzir o seu curso com excelência e vivência prática.

    Um grande diferencial é o seu Estágio. Este foi estruturado com 1000 horas para que você possa desfrutar da possibilidade de cumprir com 500 horas em duas especialidades diferentes entre as diversas possíveis no campo da Biomedicina, por exemplo: Análises Clínicas, Hematologia, Análises Bromatológicas, Citologia Oncológica e Estética, entre tantas outras. Ao se conduzir dessa forma, ou seja, cumprindo 500 horas, no mínimo, para cada uma das duas áreas escolhidas e praticadas no seu Estágio, ao concluir o seu curso, para além da graduação em Biomedicina, você obterá o reconhecimento do CFBM – Conselho Federal de Biomedicina como Especialista nas respectivas áreas vivenciadas (Resolução nº 78/2002, CFBM).

  • Perfil do Profissional

    Conforme a Resolução CNE/CES 2, de 18 de fevereiro de 2003, o Biomédico deverá possuir “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade”.

    Como competências e habilidades gerais, no Art. 4º, este estabelece:

    “I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

    II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

    III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

    IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

    V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

    VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais”.

  • Mercado de trabalho

    Dedica-se à pesquisa na área de Saúde, no contexto humano, animal e vegetal. Cabe ao Biomédico o estudo, identificação e classificação dos microrganismos causadores de enfermidades.

    Sua atuação profissional envolve a realização de exames, interpretação de resultados de análises clínicas na direção do diagnóstico de enfermidades; na identificação de contaminações em alimentos; com análises hematológicas (sanguíneas) e moleculares; na análise e produção de bioderivados (produtos obtidos a partir de matérias-primas vegetais); na pesquisa e no controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia.

    Seu campo de atuação, para além dos laboratórios, envolve o trabalho em hospitais, indústria farmacêutica, indústria alimentícia, órgãos públicos de saúde, bancos de sangue, clínicas de estética, perícia criminal, vigilância sanitária e, docência e pesquisa em instituições de ensino superior, e como áreas promissoras, a reprodução humana e pesquisa genética.

De R$ 252 ,02 por:

R$ 226 ,82

TENHO INTERESSE!

Por que se graduar na Candido Mendes?

Um diploma que une tradição com excelência educacional por um preço ao seu alcance.


Investimento Seguro

Agora dá para fazer uma graduação sem pesar o bolso e subir de vida


Preparação para o mercado

Um material preparado por professores especialistas e atuantes com o que há de mais novo no mercado.


Metodologia Atualizada

Metodologia atualizada a novas tecnologias e ferramentas de ensino.


Universidade preferida pelos alunos

A Candido tem grande tradição e qualidade de ensino, sendo uma das universidades preferidas dos alunos.

Faça uma Graduação de qualidade

Escolha os cursos de uma universidade que junta a qualidade e tradição com as novas tecnologias de aprendizado!

INSCREVA-SE

Aguarde, realizando operação...