Informações

Estruturada sob o conceito da Promoção da Saúde e Bem-Estar, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Cândido Mendes apresenta um projeto que transcende o conceito de saúde restrito ao tratamento de doenças, apontando na direção de uma saúde integral, ou seja, física, mental, emocional, social, cultural e histórica, individual e coletiva, promovendo uma formação de excelência, preparando seus egressos para atuar em alto nível, tanto individualmente quanto em cooperação com equipes multidisciplinares, onde a educação para o autocuidado, o cuidado integrado e as novas tecnologias em saúde assumem papel essencial, especialmente neste momento.

Neste sentido, este setor possui demanda contínua na formação de profissionais qualificados para o enfrentamento dos desafios que emergem em nossos tempos, com a capacidade protagonista de buscar rápidas e efetivas soluções.

De forma complementar, o cenário atual vivenciado pelo mundo todo intensificou o despertar para a adoção cada vez maior de comportamentos saudáveis em todos os segmentos de atuação profissional na Saúde, inclusive, na adoção de novas tecnologias, protocolos e metodologias para o enfrentamento de crises sanitárias, como a atual.

Com isso, a ESCOLA DE SAÚDE da Universidade Cândido Mendes encontra-se estruturada na direção do desenvolvimento das competências científicas, éticas, técnicas, gerenciais, tecnológicas, comportamentais e socioemocionais para o enfrentamento dos grandes desafios que se apresentam na área da Saúde, tudo isso, embalado pela humanização, uma competência fundamental para quem deseja trabalhar na área da Saúde, e pelo nosso compromisso e nossa responsabilidade com o Pacto com a Excelência.

  • Laboratórios Virtuais;
  • Práticas Presenciais;
  • Provas Presenciais;
  • Convênios Especializados.

*EAD Híbrido: Sua organização semestral compreende aulas online, provas presenciais (quando aplicáveis) e até dois encontros de aula presencial por mês para cada disciplina com carga horária prática.

  • Por que estudar na Candido Mendes?

    O curso possui uma matriz que oferece uma sólida formação básica e uma ampla formação específica que buscam preparar o futuro Fisioterapeuta para as inúmeras possibilidades de intervenção na sua área.

    Seus grandes diferenciais são a carga horária prática e os seus Estágios, cuidadosamente organizados em parceria com os conteúdos da matriz curricular relacionados às áreas consagradas da Fisioterapia, para lhe levar a um nível superior de conhecimento e intervenção profissional diferenciada.

    Some-se a isto, o eixo estratégico Laboratórios Virtuais – Aulas Práticas – Convênios Especializados lhe oferecerá a melhor forma de conduzir o seu curso com excelência e vivência prática.

  • Perfil do Profissional

    Conforme o Art. 3º da Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, o Fisioterapeuta deverá possuir uma “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação”.

    Como competências e habilidades gerais, no Art. 4º, este estabelece:

    “I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

    II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custoefetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

    III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

    IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

    V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

    VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais”.

  • Mercado de trabalho

    O tratamento visando a recuperação da capacidade física e autonomia funcional dos seus pacientes é uma das principais responsabilidades do Fisioterapeuta, porém, não a única. A sua atuação transcende a importante Recuperação da Saúde, indo na direção da Prevenção, Manutenção e Proteção dessa, por intermédio de técnicas manuais, recursos físicos, aparelhos específicos e exercícios corporais os mais diversos.

    O campo de atuação do Fisioterapeuta envolve, principalmente, Hospitais, Clínicas, Empresas (Saúde do Trabalhador), Clubes e Equipes Esportivas, Home Care, Indústria de Equipamentos, Centros de Pesquisa e Docência no Ensino Superior. Todavia, onde encontrarmos doenças e desordens musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias, urinárias, neurológicas, entre outras, aí poderemos encontrar o Fisioterapeuta atuando no diagnóstico, tratamento, prevenção e recuperação das alterações genéticas, adquiridas ou decorrentes de acidentes, em homens e mulheres de todas as faixas etárias e condições: idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência, por exemplo.

  • Mensalidade

    Valor Integral: De R$ 444,48 por R$ 333,36
    Primeira mensalidade: R$ 69,00 (isenta na Campanha Carnaval 2024/1)
    Novas Matrículas 2024/1: R$ 333,36
    ENEM, Transferência e Segunda Graduação: R$ 288,91

De R$ 444 ,48 por:

R$ 333 ,36

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