GRADUAÇÃO

Pedagogia

  • Modalidade: Ensino a Distância
  • Titulação: Licenciatura em Pedagogia
  • Área de Formação: Ciências da Educação, Humanidades e Artes
  • Duração: 4 anos
  • Próxima Turma: Fevereiro de 2019
  • Coordenador: Marcia Claudia Dutra

O curso de PEDAGOGIA da CANDIDO MENDES foi elaborado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia de 04/2011.

Tais Diretrizes orientam para a formação do pedagogo na perspectiva generalista, tendo como principal foco de estudo a docência. Nesse sentido, o curso foi idealizado a partir da premissa de uma concepção alargada de docência. A docência caracteriza-se pelo domínio de instrumentos teórico-práticos necessários para a implementação adequada de processos de ensino e aprendizagem.

Por mais que seja determinada pelos locais onde acontece, não se restringe a tempos e espaços específicos. Pode acontecer nos mais variados lugares, com múltiplos sujeitos e envolvendo múltiplos saberes. Ter como foco a docência, garante uma ampla possibilidade de atuação, ainda que oriente vocacionalmente o seu fazer

Matriz Curricular

de R$ 285,00 por apenas:

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  • Porque Estudar na Candido

    O curso da CANDIDO MENDES possui o objetivo de Formar um professor que compreenda a realidade educacional brasileira, de forma a apreendê-la na sua totalidade, complexidade e problematicidade, para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como no planejamento, coordenação e gestão educacional.

  • Perfil do Profissional

    O Curso de Pedagogia da CANDIDO MENDES pretende que o licenciado em Pedagogia seja um profissional:

    • Capacitado para atuar na formação integral de crianças, jovens e adultos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, partindo de necessidades históricas e curriculares e de suas experiências pessoais;
    • Com sólida fundamentação nos conteúdos, metodologias de ensino e investigação, considerando a historicidade das distintas áreas do conhecimento;
    • Que compreenda, cuide e eduque crianças de zero a 10 anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social, entre outras;
    • Capaz de contribuir com os projetos educacionais da escola e da comunidade, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;
    • Consciente de que sua atuação profissional, independente da rede de ensino em que atua, deve comprometer-se com a formação para autonomia e cidadania, a ética e a moral e para a autonomia intelectual e cultural;
    • Articulador da atividade educacional nas diferentes formas de organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;
    • Capacitado para analisar e investigar a realidade educacional, garantindo uma atuação profissional que articula teoria e prática;
    • Capacitado para trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
    • Consciente de que sua formação é um processo permanente;
    • Que atue com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.
  • Mercado de Trabalho

    O licenciado em Pedagogia poderá atuar em Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como em espaços formais e não formais de ensino. Além disso, o curso possibilita uma formação diferenciada para a atuação com a Educação de Jovens e Adultos.

    O projeto pedagógico do curso contempla ainda aspectos prioritários da formação do pedagogo, como: a gestão dos espaços educativos, as questões relativas à informática, à educação e à diversidade nos espaços educativos. Com uma consistente formação teórica nas áreas científicas que fundamentam a Pedagogia, o curso possibilita ainda a atualização e formação em áreas emergentes, bem como o percurso diferenciado a ser construído pelos alunos a partir das atividades acadêmicas curriculares adicionais e nas reflexões estabelecidas ao longo das experiências teórico-práticas e estágios curriculares.

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